top of page
FESTIVAIS

Fevereiro / Março - Porto

Um dos festivais de cinema (...), onde produtores, realizadores, actores, actrizes, distribuidores (...)  se fundem num programa multifacetado, com um tónica de género, o Fantástico.

 

Não é assim de admirar que a par de um filme de terror seja exibido um drama intimista, um documentário, um filme de autor ou até uma obra experimental. São 10 as secções, quatro delas competitivas e com júris internacionais próprios, que se “alimentam” das mais recentes produções mundiais – cerca de 50 países por ano estão representados, num total de 200 a 250 entre curtas e longas metragens e todos eles inéditos em Portugal.

 

Conferências, debates, Q&A´s, um congresso dedicado ao cinema nas escolas e à criação do gosto cultural, bem como apresentações de livros e exposições de artes plásticas, as artes estão assim presentes neste evento multifacetado.

Please reload

Março - Lisboa

O Monstra Festival ou Festival de Animação de Lisboa é um festival de animação fundado em 2000. Todos os anos o festival é realizado em Portugal e em vários outros países, como o Brasil, Espanha, Argentina, França, Hungria, Alemanha, Áustria, Itália, e China.

Ainda sob o signo do olhar atento, do conhecer e do saber mais, estão as exposições, formações da MONSTRA. Workshops e masterclasses com grandes mestres mundiais.

Please reload

Março - Lisboa

O FESTin-Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa tem como missão a difusão e o desenvolvimento do cinema nos países de língua portuguesa, reconhecendo o estado assimétrico da arte em cada um deles, porém valorizando as origens históricas e culturais dos países, além do fortalecimento e ampliação dos vínculos existentes.

Através do FESTin procura-se, ainda, a promoção e o estímulo das artes audio-visuais através do intercâmbio cultural, de modo que sejam celebrados encontros entre as diferentes expressões dos países lusófonos.

Durante o festival serão realizadas oficinas no mesmo espaço do evento, mesas redondas, seminários, além de outras opções de lazer e cultura para os participantes.

Please reload

Abril - Várias Cidades e Países ( o site nem sempre está activo )

Na edição de Lisboa - já que a Festa do Cinema Italiano acontece simultaneamente em quatro cidades: Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal, seguindo depois para 15 cidades portuguesas e três países (Brasil, Angola e Moçambique) - que acontece no Cinema São Jorge, nos Cinemas UCI – El Corte Ingles e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema - para além dos cerca de 50 filmes exibidos, durante nove dias do festival, estão ainda em destaque:

a cidade de Nápoles, um dos focos do festival, onde é mostrada a cultura de um dos lugares mais icónicos do mundo, seja através da música, da gastronomia., do cinema, com destaque ao mítico Totò, da literatura, com foco no fenómeno literário Elena Ferrante,

Please reload

Maio - Lisboa

O IndieLisboa é um festival de cinema internacional e generalista que oferece ao público português a oportunidade excepcional de ver filmes portugueses e estrangeiros de todos os géneros (ficções, documentários, animações, filmes experimentais, entre longas e curtas metragens), que não poderão ser vistos de outra forma, uma vez que não integram, na sua maioria, os chamados circuitos comerciais de distribuição.

Além da estimulante oferta de programação cinematográfica, o IndieLisboa é também um espaço que envolve os convidados (realizadores, programadores, distribuidores e jornalistas portugueses e estrangeiros e outros profissionais do sector) e espectadores, proporcionando diversas possibilidades de enriquecimento profissional e pessoal nas suas actividades paralelas: debates, seminários, conversas, encontros, convívios, festas e concertos.

Please reload

Maio a Junho - Porto

O FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica é uma instituição cultural cuja ambição é promover o teatro e as artes performativas, assim como fomentar a criação artística, através da realização de um festival anual com uma visão de destaque na Península Ibérica.

Paralelamente, procura firmar públicos, acolher obras artísticas de referência, clássicas e contemporâneas, bem como descobrir projectos de carácter experimental e transdisciplinar, dando assim atenção às novas linguagens artísticas no âmbito das artes performativas.

Please reload

Junho ( cursos, workshops e outras actividades todo o ano ) - Espinho

O FEST ̶̶̶ Festival Novos Realizadores | Novo Cinema é uma celebração única de novo cinema e de novos cineastas. É um festival de cinema anual multifacetado que decorre na última semana de Junho na cidade de Espinho.

O evento procura criar um espaço onde cineastas emergentes possam mostrar e promover o seu trabalho, assim como desenvolver os seus conhecimentos e partilhar oportunidades, criando ao mesmo tempo novos públicos para o cinema independente.

Há dois importantes eventos que ocorrem em paralelo com o festival: o FEST - Training Ground - secção educativa do evento com mais de 30 actividades, como debates e masterclasses, lideradas por algumas das mais proeminentes figuras da indústria cinemática mundial e o FEST - Pitching Forum, onde cineastas podem apresentar os seus projectos a um painel de produtores, agentes de talentos e financiadores de topo.

Please reload

Julho - Almada

O Festival Internacional de Teatro de Almada integra, há um quarto de século e inin­terruptamente, o calendário das grandes iniciativas artísticas e culturais que se realizam no nosso País.

Please reload

Julho - Vila do Conde

O Festival Internacional de Cinema Curtas de Vila do Conde teve a sua primeira edição em 1993. Dedica-se à competição nacional e internacional de curtas-metragens.

O Festival apresenta todos os anos o melhor do cinema contemporâneo, internacional e nacional, incluindo ficções, animações e documentários, reunindo ainda uma série de blocos programáticos não competitivos que incluem retrospetivas, eventos especiais como filmes concerto, performances e diversas atividades especialmente dedicadas aos mais novos.

No decorrer do Festival, são também dinamizadas conversas com autores, workshops, masterclasses e o Mercado da Curta Metragem, um espaço dirigido a compradores (televisões, distribuidores e exibidores) e a representantes de festivais da especialidade.

Please reload

Julho - Avanca / Ovar

Festival que tem como objetivo traçar uma perspetiva global da contemporaneidade no cinema, na televisão, no vídeo e na multimédia.

 AVANCA é um espaço de workshops com personalidades do mundo do cinema, sendo um  dos maiores espaços de workshops ligados ao cinema da Europa. 

É o único festival que congrega um Competição de Cinema Internacional, trabalhos na area da televisão, video, e novos suportes multimédia .

Please reload

Setembro - Lisboa / Outubro - Porto

O Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer é o primeiro festival nacional criado com o propósito específico de exibir novas propostas cinematográficas de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual, um género cunhado internacionalmente como Cinema Queer.

Criado em 1997, o Queer Lisboa é hoje o mais antigo festival de cinema da cidade de Lisboa, tendo ao longo dos anos consolidado a sua reputação a nível internacional, sendo neste momento um dos festivais do género mais reconhecidos a nível europeu e mundial, pela qualidade da sua programação e atividades, bem como pelos convidados que a ele atrai.

Paralelamente à programação central, são organizadas secções fora de competição, sessões especiais e ciclos temáticos dedicados a um realizador, tema ou pais, retrospetivas sobre representações da homossexualidade na história do cinema, secções dedicadas a subgéneros do Cinema Queer, bem como um conjunto de atividades paralelas, como workshops ou a organização de exposições e instalações.

Please reload

Setembro - Lisboa

O MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa tem como objectivo mostrar as melhores obras de terror produzidas internacionalmente nos últimos anos, estimular a produção de filmes de terror portugueses bem como programar retrospectivas que contribuam para a contextualização da produção recente

Please reload

Outubro - Lisboa

O Doclisboa pretende questionar o presente do cinema, em diálogo com o seu passado e assumindo o cinema como um modo de liberdade. Recusando a categorização da prática fílmica, procuram-se as novas problemáticas presentes na imagem cinematográfica, nas suas múltiplas formas de implicação no contemporâneo.

 

O Doclisboa tenta ser um lugar de imaginação da realidade através de novos modos de percepção, reflexão, novas formas possíveis de acção.

Please reload

Outubro - Seia / Serra da Estrela

O Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, é o único festival de cinema em Portugal, dedicado á temática ambiental, no seu sentido mais abrangente, que se realiza em Seia, anualmente em Outubro e de forma ininterrupta, desde 1995, por iniciativa do Município de Seia.

 

Trata-se de um festival que decorre na Casa Municipal da Cultura de Seia e no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e que já ganhou grande prestígio internacional, concorrendo habitualmente mais de 600 documentários, oriundos de mais de 30 países.

Please reload

Outubro a Novembro - Várias Cidades

A Festa do Cinema Francês, organizada pelo Institut Français du Portugal e a Embaixada de França em Portugal,

em colaboração com a rede da Alliance Française e as Câmaras Municipais das 11 cidades participantes, tem um espaço particular dedicado aos filmes independentes em parceria com a Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion (ACID), promovendo assim a pluralidade de olhares e a diversidade na programação. 

Please reload

Novembro - Lisboa, Sintra

O Festival aposta, como sempre apostou, na interligação de propostas culturais diversas - do cinema à literatura, passando pela música e pelas artes plásticas - e afirma-se enquanto lugar propício à reflexão e discussão dos temas que marcam a actualidade.

Mais do que uma mostra de filmes, o LEFFEST quer dar ao espectador a possibilidade de confrontar ideias, ter voz activa, participando das experiências de vida e reflexões de cineastas, pensadores e artistas.

Please reload

Novembro ( cursos, workshops e outras actividades todo o ano ) - Coimbra

O projecto do festival "Caminhos do Cinema Português” nasce em 1988 na sequência de um Curso de Verão ministrado na Sala de Estudos Cinematográficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

 

Caminhos Film Festival têm como finalidade geral do projecto reforçar o acesso à cultura cinematográfica Portuguesa, promovendo a sua divulgação, os elementos para à sua comparação e compreensão.

Please reload

Novembro - Espinho

O CINANIMA é um festival de cinema de animação organizado pela NASCENTE Cooperativa de Acção Cultural, C.R.L. juntamente com a Câmara Municipal de Espinho, que, desde a sua primeira edição em 1976, tem desenvolvido uma actividade regular na divulgação desta forma cinematográfica e dos seus autores, naquele que é considerado um projecto precursor da descentralização cultural portuguesa, tendo-se conseguido afirmar como um evento de relevo internacional fora dos grandes centros de Lisboa e Porto.

Para além de facilitar o contacto entre os profissionais do ramo e entre estes e o público, o CINANIMA tem um forte empenho na formação dos profissionais da área e do público em geral, vindo nos últimos anos a desenvolver um programa formativo em várias áreas de saber ligadas às artes visuais.


Um Festival como o CINANIMA não é feito apenas de filmes, sendo inúmeras as exposições, oficinas, masterclasses, encontros e outras iniciativas que ocorrem durante a semana.

Please reload

Outubro a Dezembro - Lisboa

Festival anual de artes que programa para a cidade de Lisboa, um espaço de incentivo à criação, experimentação e inovação artística. O projeto tem como principais propósitos apoiar a criação contemporânea e os seus protagonistas, aproximar artistas, programadores e agentes culturais, promover a circulação de projetos de relevo, conquistar espaços para a apresentação de propostas inéditas, novos projetos e criadores.

 

Performances dirigidas por cineastas, filmes realizados por coreógrafos, artistas visuais em palco ou bailarinas que em vez de espetáculos de dança apresentam instalações de vídeo, são exemplos dos cruzamentos artísticos que o Temps d’Images Lisboa tem vindo a propor e a programar para a cidade.

Please reload

bottom of page